Príncipes e Princesas - Sala da Coroa Vermelha - Pré escola (Cátia e Silvia)


Parabéns! Olá chegámos outra vez para vos contar mais algumas das aventuras vividas no nosso reino. Mergulhados na curiosidade, que tanto caracteriza os nossos príncipes, continuamos a fazer algumas descobertas, entre muitas destaco um mini projecto em torno da seguinte questão:
- Porque é que a água do mar é salgada?  
Com recurso a um livro muito colorido, dinâmico e extremamente divertido encontramos algumas respostas. Curtadilo vive no rio e é muito famoso, um verdadeiro campeão. Tem uma grande colecção de medalhas e troféus. Mas Curtadilo tem um sonho: concorrer a provas desportivas noutros lugares do mundo. Quer «voar nas ondas» do mar! Desporto! Ondas! Movimento! Acção! Depois de alguns dias de viagem, Curtadilo chega ao local onde existe o tal mar salgado. Conhece focas, leões marinhos, lontras, polvos... que ali se juntam para surfar sobre coloridas pranchas. Mas será que o curioso crocodilo está preparado para enfrentar a fria e salgada água? Certo é que se avizinha o Campeonato Mundial de Surf e subir ao podium para receber a taça e a medalha de outro seria a concretização de um sonho! O final desta divertida história levou-nos a constatar a necessidade de condições favoráveis há sobrevivência dos animais e, eis que surgem as propostas:

Visita ao JARDIM ZOOLÓGICO e Idas à Praia

Para a pergunta acima referida julgo que todos conseguiram perceber a razão, questionaram-vos certamente, e depois de um longo debate em grupo, finalizámos com a visualização de um filme, onde observamos o fenómeno de erosão e a vulcanização marítima. Posto isto, falámos também dos diferentes animais e seus respectivos habitats, muitos dos quais pudemos ver ao vivo no Jardim zoológico de Lisboa.
Sem dúvida, um dia muito interessante e divertido para todos. O espectáculo dos golfinhos foi o momento mais apreciado por todos, despertando até a vontade de trabalharem neste local.
Mas melhor do que eu eles descrevem assim o dia:

Era uma vez, uns meninos que andavam de autocarro, nós,e fomos ao jardim zoológico .
Primeiro fomos ver as zebras, os patinhos e depois, os leões marinhos e os golfinhos a saltar, gostámos muito .
No show dos golfinhos, nós vimos os golfinhos a saltar e tocar na bola alta, a dançar e deram um beijinho e também ouvimos a música do “ ai se eu ti pego”e cantámos muito.
Depois fomos ver os rinocerontes que estavam a dormir e pareciam pedras. Vimos um rinoceronte a acordar da sesta.
A seguir fomos ver os macacos a balançar pareciam verdadeiros acrobatas. Também os vimos a comer uma banana.

De seguida, fomos ver as girafas, elas são altas e têm um pescoço comprido às manchas castanhas e amarelas. Elas comem folhas!
Os hipopótamos, foi giro vê-los porque andam devagar mas são muito diferentes das tartarugas. Eles são muito gordos e pesados e cheiram muito mal.
Os flamingos são aves e têm umas patas muito finas e altas.
depois, os elefantes que também são muito pesados, têm orelhas enormes e comem com a tromba.
A seguir os lémures deviam estar com frio porque estavam todos juntos, ou então, gostam de dormir assim. Eles têm muito pêlo.
Depois vimos uma leoa não era leão porque não tinha juba. Estavam a dormir e a comer carne, são carnívoros.
Vimos araras e papagaios. O senhor do comboio disse que eram araras. As araras são da família dos papagaios.
As tartarugas têm a carapaça para se esconder e para se defender da chuva. É a casa deles e andam muito devagar.
Vimos um crocodilo num lago de pedras e estava a dormir a sesta, parecia que estava morto. Aqui, também vimos as cobras grandes, mas havia uma serpente que era pequenina. Eram de várias cores, amarelas, pretas e vermelhas. Elas também deitavam a língua de fora . Também vimos lagartos estavam a andar.
No fim, vimos pombos e cantámos os parabéns à amiga íris.
Nós gostámos muito e queremos lá voltar, ficamos a aprender muitas coisas!”


Idas à Praia das Paredes



Foram sem dúvida três dias de muita alegria e riquíssimos em actividades.... onde constatámos alguns assuntos abordados em sala.
Construções na areia, jogar raquetes, ginástica, passear à beira mar, entre muitas outras actividades preencheram os belos dias se sol que nos receberam. Ficou o sabor a pouco e a vontade de irmos mais vezes!!

Um contexto diferente continuamos a refrescar os dias de Verão na nossa escola com as nossas piscinas. Diferente mas agradáveis foram estes dias!
Pois bem com este registo ficamos já sem dúvida a pensar nas férias, no terminar de mais um ano lectivo… Mais um projecto que finda e para concluir demos continuidade aos nossos portfolios, ou melhor, aos nossos  álbuns de crescimento, onde junto reflectimos e deixámos o registo deste período de tempo que passámos juntos.


Para alguns fica a despedida para outros fica apenas um Até Já! Mas para todos fica a certeza de que ficarão SEMPRE no meu coração. Pois como lemos no Principezinho e colocamos nos nossos álbuns:

 "Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo…"
 ___________________________________________________________

Os príncipes e princesas da sala da coroa vermelha abordam-nos diariamente com os seus incessantes «Porquês» e «Comos». São inúmeras as perguntas feitas nas nossas conversas de manta, contudo evidenciam-se as questões relacionadas com o corpo humano e seu funcionamento.
  •         Porque às vezes sentimos o coração a bater tão rápido?
  •        Porque dói a barriga?
  •        Porque fomos levar uma vacina?
  •        Porque dói um ouvido?
  •        Porque temos febre?
  •       Porque é preciso dormir?
  •       Porque não somos todos da mesma altura?
  •       Porque caiem os dentes?
  •       Porque os mais velhos não são sempre os mais altos?;
  •       Porque….? Porque….?
  •       Como nascem os bebés?
  •       Como se põe a semente na barriga da mãe?
  •     Como ….? Como….? Como….? Não deve ser necessário alongar-me muito mais certamente estas perguntas fazem parte do vosso dia-a-dia, certo?

Perguntas que por vezes nos deixam sem resposta imediata ou até embaraçados, contudo, tentamos ao máximo, através do trabalho pedagógico que as nossas crianças encontrem as suas respostas, ajudando e potencializando uma série de actividades e experiências que permitam essas mesmas aprendizagens.

Para tal, explorámos a história “Os nossos corpos são todos diferentes” e realizámos alguns jogos de grupo, estabelecendo diferenças e semelhanças entre nós. Posto isto, cada um se desenhou tentando representar algumas das suas características físicas.
De fita métrica na mão, anotámos as nossas alturas que foram representadas em três barras decoradas pelos elementos de cada grupo. Com estas actividades trabalhámos as noções matemáticas: crescente e decrescente.

Chegado o dia Internacional da família, cada um descreveu o que para si significa a palavra Família.
Apreciem as suas respostas:

Família
©    São pessoas casadas que vão ter filhos;
©    È amor;
©    É amizade;
©    São pessoas que às vezes discutem mas também brincam;
©    É casar;
©    É uma coisa bonita;
©    É uma coisa fofinha;
©    É adorar todos;
©    Também é um coração apertado;
©    São amigos.

 Posteriormente, representámos através do desenho os diferentes elementos (pai, mãe e irmãos) percebendo que herdamos características dos nossos progenitores.

Num leque muito vasto de perguntas destaco a seguinte:

“Porque não decidimos o tempo que estamos dentro da barriga da mãe?”, dado que suscitou interesse a todo o grupo. Uma pergunta de difícil resposta para quem ainda revela dificuldade em esperar pela sua vez de falar, não acham? Porque têm de ser 9 meses? Porquê tanto tempo? É angustiante uma espera tão longa aos olhos de uma criança.

Com recurso a várias histórias de literatura infantil, livros do corpo humano, ecografias e imagens começámos a encontrar algumas respostas. Percebemos a constituição do corpo humano, adquirindo já o vocabulário em inglês (sugiro que perguntem aos vossos filhotes), encontrámos diferenças entre o homem e mulher para que através do Amor possa acontecer então, este fenómeno da reprodução.


A história “Na barriga da mãe" foi um dos pontos de partida utilizados, clarificando e ilustrando todo este processo que, numa fase final, acabámos por criar um trabalho de expressão plástica com o bebé ainda no meio intra-uterino.

 Paralelamente a toda esta abordagem contámos com a colaboração das estagiárias da ESECS que planificaram para nós actividades relacionadas com a temática. Comparámos ainda o desenvolvimento humano com outros animais, estabelecendo semelhanças e diferenças e comemorámos o Dia do Ambiente, com a seriação do lixo da escola, a ida aos ecopontos e audição de algumas canções e histórias.
 
   Após vários dias em torno destas temáticas julgo que todos ficaram satisfeitos com as respostas encontradas, querendo sempre saber mais e mais, o que torna todo este processo maravilhoso! As crianças e a curiosidade que tanto as caracteriza!

   Com tudo isto o Dia Mundial da Criança surgiu e com o empenho de todos vós foi possível tornar este dia especial e mágico. 

 
Mergulhados no mundo da fantasia, explorámos os fantoches criados por vós, imaginando e recriando histórias.


Em meu nome e dos vossos filhos:
Obrigado a todos pela dedicação!



   Fizemos dois bolos para vos receber neste dia especial, aprendendo em inglês o nome dos ingredientes utilizados. 

 No período da tarde fomos assistir ao Teatro: “Sabemos porque lemos”, onde continuámos a ser invadidos pelas personagens que nos são tão familiares nos contos tradicionais. Aqui, assistimos ao julgamento dos autores (Grim, Anderson), pelas características das  personagens que criaram, recuando na linha do tempo os autores defendiam e fundamentavam o seu ponto de vista, enquanto as personagens testemunhavam contra (patinho feio, capuchinho vermelho, gato das botas, etc.)

Seguiu-se um piquenique no parque e muita diversão!!!!
 




Para terminar a Feira do livro na escola, com a exposição das vossas obras de arte! E mais alguns desafios! Dar continuidade a uma história e falar sobre ser CRIANÇA.




Apesar de todo o envolvimento não descurámos da nossa horta, onde as batatas já estavam prontas para serem colhidas. Foi uma experiência muito interessante!

 
Para terminar fica um agradecimento especial à mãe e professora Sandra que nos promoveu mais uma aula de ciências, ensinando-nos a encher balões de uma forma mágica, com vinagre e bicabornato de sódio e umas palavrinhas:

“1, 2, 3
 o balão vai encher de uma só vez!!”


 Estas foram apenas alguns dos acontecimentos ocorridos ao longo do mês de Maio e que os vossos filhos seleccionaram para vos contar!

Até breve! E não se esqueçam deixem sugestões!


Cátia Antunes
 _________________________________

Olá a todos!

Como referenciei, nos últimos dias andámos a preparar o Dia da Mãe, para tal, reunimos as receitas preferidas de cada filho(a) para poder fazer um livro de receitas.
 

Com cartão, guardanapos, tinta e cola branca fizemos a capa. Desenhámos a mãe e deixámos uma bela sugestão de uma receita, que intitulamos “Amor de Mãe”, resultante das conversas de manta e das conclusões a que o grupo chegou, baseada nos afectos e emoções que este laço familiar pressupõe. A palavra de ordem foi sem dúvida o AMOR traduzido no carinho, beijos, atenção, abraços,…. Uma série de ingredientes, todos eles imprescindíveis!

Posto isto, cada um concluiu que a sua mãe era a melhor do mundo justificando.
Foram dias de partilha de experiências familiares onde cada um expressou a ligação que tem convosco, projectando-se para o futuro com uma enorme vontade de desempenharem o papel de pais. É maravilhoso assistir às brincadeiras de faz de conta, onde a vontade de crescer está sempre presente! 

Espero que tenham gostado da lembrança e, mais uma vez, fica o agradecimento do vosso contributo! 

Até breve….
_________________________________

“A Primavera Chegou”
Refrão

A Primavera Chegou
Eu sei que ela chegou
Quem foi que isso te contou
Quem foi que isso te contou

I
Os pássaros, os pássaros, foram eles que me contaram. (Bis)

II
As flores, as flores, foram elas que me contaram. (Bis)

II
As borboletas, as borboletas, foram elas que me contaram. (Bis)

III
As joaninhas, as joaninhas, foram elas que me contaram. (Bis)

 
Foi com esta música, que certamente têm ouvido por casa, que demos as boas vindas à Primavera e, para marcar esta estação, fizemos uma primeira caminhada até ao evento “Festa da Primavera” dinamizado no pavilhão desportivo dos Marrazes. Foi uma verdadeira aventura, mas o grupo esteve à altura de tal desafio! Devidamente identificados e muito organizados chegámos à hora marcada, mesmo sem dormir a sesta, sem qualquer cansaço, as nossas crianças mostraram grande entusiasmo, onde foi possível experimentarem e assistirem a uma série de actividades. 
Para começar assistimos a um teatro num Lugar Encantado;
 
Depois dividimo-nos em grupos e passámos por uma série de ateliers associados às profissões, construímos instrumentos musicais com materiais recicláveis, vimos fazer pasta de papel, fizemos origamis, semeámos legumes, fizemos carimbagem com frutos, brincámos com balões, ouvimos uma história com fantoches, entre outras experiências.

Este mês foi ainda marcado por uma saída ao teatro Miguel Franco para assistirmos à peça: “Comida colorida é história garantida”. Com lugar de destaque na fila da frente, fomos felicitados pelo bom comportamento revelado. Foi um momento muito agradável, lúdico e educativo de exploração da temática da alimentação.
 
A par de todas estas saídas estiveram as actividades decorridas na sala com algumas experiências de técnicas de expressão plástica e na preparação da prenda do Dia do Pai. Por sugestão do grupo os pais foram presenteados com uma pequena história construída com a participação de todos e um marcador de livro, representativo de cada Pai. Para tal, os nossos meninos revelaram grande destreza e, de agulha e linha fizeram estes fantásticos PAIS :

 Cantámos ainda uma música adaptada que esperamos que tenham gostado!

Assistindo diariamente ao desenvolvimento da nossa horta e ao nascimento de alguns animais (coelhos e patos), demos inicio a um pequeno projecto sobre os animais. Explorámos algumas das suas características e começamos a classificá-los quanto à sua espécie. Para melhor compreendermos consultámos algumas enciclopédias e ouvimos algumas histórias, da qual destaco uma: “Os ovos Misteriosos” que serviu de ponto de partida para a elaboração de uma pequena lembrança de Páscoa. Agora com tesoura , cola, eva e cartolina construímos estas caixinhas para levarmos ovos e chocolate para casa:

 Falando de animais, fomos levados a recuar no tempo, mais precisamente ao período Triássico para conhecermos os diferentes dinossauros e, para finalizar o tema, visitámos a Exposição na Batalha. Mais uma saída marcada pelo orgulho no comportamento das nossas crianças e no entusiasmo pela descoberta. Acho que a partir deste dia a Paleontologia passou a fazer parte dos seus interesses, pelo que se pode observar nas suas brincadeiras de faz de conta!


As terças-feiras tornaram-se dias diferentes porque recebemos na nossa sala duas estagiárias da ESE que estão a começar a interagir com o grupo para depois planificarem e executarem actividades!

A planear o Dia da Mãe terminámos o mês de Abril!

E já com algumas sugestões de próximas saídas: ida à Feira de Maio e Jardim Zoológico.

Deixo em aberto sugestões vossas! Não se esqueçam que a vossa participação é sempre bem vinda!
 _________________________________

 Olá papás!
 

Depois de alguns dias em torno da criação dos nossos fatos de Carnaval, passámos um belo dia de “faz de conta”, onde a alegria não faltou e os nossos macaquinhos de rabo cortado tiveram oportunidade de dar asas à imaginação! E para não faltar nada, treparam às árvores…
 


Embora no Inverno, o sol tem-nos permitido ir ao espaço exterior com muita regularidade e, como tal, começamos a observar e a participar na criação da nossa Horta, ora vejam:
 Durante este tempo temos vindo a perceber a diferença entre plantar e semear, assim como as condições necessárias à germinação e crescimento dos legumes. Por isso, tem sido habitual a rega, tendo em conta que não tem chovido. Portanto, vamos cuidando da nossa horta e em breve começaremos a colher alguns dos legumes para confeccionar as nossas refeições.
 Realizámos também algumas actividades de culinária: mousse de chocolate que comemos como sobremesa.

 
E pão… cozido no forno a lenha! E que delicioso que ficou barrado com manteiga!


 


As descobertas e experiências têm sido variadíssimas e desta vez, na aula de ciências, a Prof. Sandra ensinou-nos a fazer pega-monstros, foi muito interessante observar e manusear na massa peganhenta obtida. Claros, que alguns meninos ficaram reticentes em mexer, já outros exploraram ao máximo!





 _________________________________

Parabéns ao Lugar dos Príncipes!

Chegados das férias preparamos as nossas coroas para festejar o aniversário da nossa escola, com a presença de todos os príncipes e princesas deste reinado!

 O mês de Janeiro foi marcado pela entrada de um novo membro no nosso grupo vindo de um país estrangeiro, o que despertou um interesse especial pela Área do Conhecimento do Mundo, pela partilha de experiências e hábitos e, consequentemente pelas nossas aulas de inglês, dado que a interacção com este novo amigo revelou de forma concreta a utilidade da aprendizagem de uma língua estrangeira. Com tudo o que uma adaptação pressupõe: maior agitação, testar de limites, ciúmes, maior número de conflitos…. as nossas crianças estão de Parabéns pela forma como ajudaram o novo amigo a integrar-se no grupo, preocupando-se com o seu bem estar. Neste sentido, trabalhámos em particular a história “Eu quero um amigo” que retrata  a adaptação e integração. A imaginação e algumas pesquisas permitiram-nos viajar por alguns países, fazendo inúmeras descobertas, mas o que mais os surpreendeu foi a razão de não se evidenciar o mesmo clima nos diferentes países, e a razão da existência das estações do ano. 
Assim, fomos remetidos para a abordagem da estação do ano em que nos encontramos e a título de exemplo exploramos a seguinte história: “Para onde vão as borboletas no Inverno?”. Analisámos as ilustrações e observámos o meio exterior, onde surgiu a questão: “Porque é que algumas árvores têm folhas e outras não?”, o que nos levou a explorar os diferentes tipos de árvores: de folha caduca e folha persistente, representando através de um trabalho de expressão plástica, uma paisagem de uma árvore de folha caduca realizada com a técnica do sopro.
 Percebemos que as estações do ano são sequenciais, mas que apesar de os dias parecerem mais pequenos mantém sempre as 24 horas e, para que pudéssemos perceber de forma mais concisa esta contagem construímos relógios de parede, fazendo associação com algumas das rotinas da sala, sendo portanto comum ouvir dizer: “Ainda é muito cedo para lanchar porque não são 4 horas!” , “Chegaste atrasado porque já passa das 9:30” ou “O tempo de almoço está a terminar porque é quase 12:30!”, (…) A construção dos relógios levou-nos também à exploração dos números através de vários jogos de contagem, de associação e, por último, à sua representação escrita.

Nesta descoberta pelos números, a curiosidade das  crianças sobre as medidas foi evidenciada e, posto isto, usaram pela primeira vez a régua na execução dos seus desenhos, fazendo uma exploração das linhas rectas (curtas, compridas) e linhas curvas. Esta actividade foi completada com a história trazida por uma criança “O Pedro aprende bricolagem”.
 
Foram muitas histórias ouvidas até então, contudo destaco apenas aquelas que os nossos meninos mostraram preferência e que já devem ter ouvido falar lá em casa, são elas:  “A bruxa arreganhadentes e o Papão”. Duas personagens que despertam muito a sua curiosidade são retratadas de uma forma entusiasta e envolvente mas, com o final que permite à criança clarificar e eliminar alguns dos medos criados em torno das mesmas.
 
Mergulhados ainda no mundo da histórias, vamos dar inicio a um pequeno projecto, baseado na criação de alguns acessórios para recriarmos a história do “Macaco do rabo cortado e utilizando a sua viola vamos criar rimas que apresentaremos na próxima publicação.

 
Até breve….

_________________________________

Antes de mais peço imensa desculpa pela lacuna que fica neste nosso registo no período de Novembro motivada pela necessidade da minha ausência, deixando um agradecimento especial pela compreensão e carinho prestados. Contudo, a rotina do grupo manteve-se e, aquando o meu regresso, inevitavelmente, o tema da Morte e do Corpo Humano, ganhou um especial realce. Foram evidenciados momentos de longas conversas ,partilha de experiências e emoções e jogos simbólicos. Portanto, durante este período, fomos levados à exploração do nosso corpo através de filmes, livros, imagens e pesquisas. Foi, sem dúvida, gratificante assistir ao envolvimento das nossas crianças trazendo de casa material para partilhar com o grupo.
 
Posto isto, e depois da agitação que foi preparar o nosso filme, cá estamos de volta para dar inicio ao ano 2012. Os nossos meninos, têm vindo a compreender o processo de contagem do tempo e, como tal, decidimos presentear os papás com um calendário deste novo ano, com votos de que sejam “366 dias maravilhosos, repletos de carinho mútuo”.

Durante o período das gravações, fomos trabalhando paralelamente, “projectos-filhos” que surgiram em torno das questões colocadas pelos nossos meninos acerca de todo o processo que está por detrás da criação de um filme. Foi, sem dúvida, interessante observar as potencialidades de cada um face ao faz de conta. Alguns revelaram um à vontade enorme nas personagens que representaram, outros mais tímidos, mas como defendemos, mais importante que o produto final é realmente o processo. Foram dias agitados, mas os nossos meninos foram revelando inúmeras competências: sentido de responsabilidade, autonomia, partilha, compreensão, inter-ajuda, respeito, criatividade, entre muitas outras competências da área pessoal e social. Portanto, estão todos de Parabéns!!!
            O enredo do filme foi estimulando a curiosidade e o interesse pelo código escrito, pelo que o grupo em geral, já reconhece e identifica muitas letras, conseguindo escrever palavras por imitação. 

 
Tivemos ainda oportunidade de ter vários momentos musicais, destacando essencialmente, as canções do Super Why, acompanhadas pelo Avô Luís, a quem agradecemos de forma especial a sua participação neste nosso projecto.




Aos poucos, a magia do Natal foi entrando na nossa escola, através da decoração e dos magníficos trabalhos que os papás fizeram com os seus filhotes.
Mais uma vez, obrigado pela vossa participação e empenho!

Não podemos esquecer que é na idade em que se encontram as nossas crianças que se colocam as dúvidas sobre o velhinho gordo, de barbas brancas que vive na Lapónia e, que na noite de Natal vai de trenó a todas as casas puxado pelas renas. Como tal, foi permitido que cada um partilhasse a sua opinião, através da questão:

- O que é o Natal?
 
Eis as respostas:
- É quando se dão presentes!;
- São luzes e o Pai Natal!;
- É quando nasceu o menino Jesus!;
- Não sei, mas eu gosto!;
 - É um dia diferente!;

Perante as respostas foram exploradas várias canções, histórias, sem nunca perdermos a estimulação fantasiosa, apelando à transmissão de valores importantes (amizade, ajuda, partilha, compreensão, alegria, …) e aí, surge a questão: “ Todas as crianças recebem brinquedos?”, “Talvez não!”, respondeu uma criança, “Podíamos dar alguns que já não usamos!”, sugeriu outra e, aqui o desafio foi lançado e, rapidamente enchemos uma caixa de brinquedos com o objectivo de ir entregar a uma instituição de crianças. Aguardamos resposta de algumas instituições e agradecemos se alguém souber de algum local onde possamos ir para darmos continuidade a esta iniciativa das nossas crianças!
     
 
Ficam os votos de um ano de 
  
repleto de alegrias com os nossos 
príncipes e princesas!

A Educadora: Cátia Antunes
_________________________________

 Esta semana os nossos príncipes e princesas construíram um prédio de 12 andares, correspondendo aos 12 meses do ano, onde se situaram de acordo com a sua data de aniversário. Construíram, deste modo, um quadro de aniversários que os ajudará a ter noção da  passagem dos dias, dos meses e das estações do ano.

   E, para começar  no mês de Outubro festejamos o aniversário das nossas Princesas: Mariana, Inês e Laura e do nosso Príncipe Gonçalo.


Situados no mês de Outubro e o Outono a revelar as suas características, as nossas crianças saborearam e apreciaram algumas das transformações ocorridas no espaço exterior: “ Tantas folhas no chão! Tanto vento!” e “algumas árvores têm folhas verdes, porquê?”

 
Desta forma, no momento do conto a história seleccionada foi: “O senhor Mago e a Folha!”: uma história deliciosa, que se desenrola no Outono, na floresta...as ilustrações são ricas em pormenores que nos transportam para o cenário descrito. Ficou ainda a magia do protagonista “Antão”, um mago que decide pôr fim à solidão em que vive, transformando uma das folhas arrastadas pelo vento de Outono numa menina.


Demos inicio às nossas aulas de inglês com a colaboração da Teacher Marta e o seu ajudante o Mr. English! Foi muito divervitido pois aprendemos a música do Hello! e do Bye Bye! As nossas crianças aprenderam-na muito depressa. Duvidam? Peçam-lhes para a cantarem. Aliás não fazem outra coisa quando estão a brincar! Quando reparamos já estão a cantá-las...
Para que os papás saibam o que eles estão a aprender iremos ter uma rúbrica dedicada a este tema! Consultem e treinem com os vossos filhos e filhas em casa! É muito divertido!!
_________________________________

Pois bem! Estas últimas semanas foram marcadas por inúmeras actividades na sala da coroa vermelha, das quais vamos destacar a nossa primeira aula de ciências. Entendemos que estes momentos serão uma mais valia para o nosso grupo de crianças porque assentam na curiosidade natural da criança, no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade essa, que se traduz na oportunidade de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo. Desta forma, a sensibilização às ciências parte dos interesses das crianças que  são alargados e contextualizados, fomentando a curiosidade e o desejo de saber mais. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução constitui a base do método científico.
Para tal, a nossa professora Sandra Figueiredo trouxe-nos alguns dos instrumentos necessários a qualquer cientista: bata branca, luvas, pinça, lamelas, lupas, microscópio óptico, entre outros.

 
Observámos elementos da natureza que tínhamos apanhado previamente e percebemos que o nosso olho necessita de outros instrumentos para podermos observar mais pormenores. Então, foi-nos permitido explorar as lupas no interior e exterior da sala. E, numa segunda fase, aprendemos a manusear o microscópio, onde observámos várias preparações: uma folha de árvore, um tecido e uma pena. Este primeiro contacto com estes instrumentos foi sem dúvida fascinante!
Diferente mas não menos importante e interessante foi retomar as nossas aulas de natação. Foi um regresso preenchido de boa disposição, euforia e muita energia!


Tivemos ainda oportunidade de ter uma sessão de Gymboree, cujo tema foi: “Os meios de transporte”, onde todo o grupo participou através da música, jogos rítmicos e muita imaginação, dado que andámos de carro, comboio e até de avião sem sairmos do nosso espaço de sala. A criatividade das nossas crianças foi muito notória na exploração do objecto que lhes foi apresentado: Uma corda de saltar!
Para a semana esta viagem continua….

A par destes momentos temos a vida diária da nossa sala, onde a descoberta, o prazer de aprender e partilhar têm sido notórios. Desde as novas canções, às várias histórias que têm sido ouvidas nos nossos momentos do conto, temos vindo a fazer uma exploração de alguns elementos da natureza que se encontram no exterior da nossa sala e foram levados para o interior para que todo o grupo pudesse explorá-los das formas mais variadas. Deste modo, vejamos a panóplia de materiais que decidimos usar para fazer um trabalho de expressão plástica, ideia que surgiu de uma história “ As 4 estações do ano”. Com folhas das árvores, sementes de abóbora, pincéis, tintas de várias cores e muita imaginação, fizemos lindos ouriços:
  

 Os nossos “pequenos grandes jornalistas” têm desempenhado com grande responsabilidade as suas tarefas, mas ainda se apresenta como uma tarefa muito difícil o processamento de todos os textos, sendo que iniciaram esta semana o contacto com a escrita a computador. Assim, e para uma primeira experiência apresentaram o resumo da vinda do Agente Mendes à nossa escola e o resumo do sucedido na Sala da Coroa Amarela.  
Sugestões aceitam-se e não se esqueçam as portas estão abertas, tragam um “Amigo de Papel” e venham partilhá-lo connosco!
A educadora: Cátia Antunes

_________________________________

Visita do agente Mendes

No dia 27 de Setembro, o senhor Mendes veio ao lugar dos Príncipes falar da sua profissão. Os meninos da sala da coroa vermelha e da academia estavam muito excitados e começaram logo a fazer perguntas:
- Usas algemas?
- E pistola?
- E bastão?
O polícia respondeu que usa mas que não trouxe porque são coisas muito perigosas. Que tinha a pistola mas que não mostrava porque é muito perigosa e só se usa mesmo quando é necessário. Explicou aos meninos que preserva a vida mas que não pode, nem deve matar ninguém. As pessoas más têm castigos.
Explicou também aos meninos que era amigo de todos e que ajudava sempre que precisassem. Contou o que era preciso para se chegar a ser polícia. 
Os meninos agradeceram e ele despediu-se até uma próxima.


Texto da autoria de:
Laura Carreira
Processamento de texto por:
Gonçalo Faria e Andreia Fernandes
__________________________________

Estes auto-retratos foram feitos pelos nossos meninos e meninas do Lugar dos Principes, da Sala da Coroa Vermelha. Tá muito giro... são uns artistas....

1 comentário:

  1. Principes e princesas, que bom poder acompanhar-vos faz-me sentir um pouquinho mais perto! Beijinhos a abraços para todos!

    ResponderEliminar