Anúncios

Queridos Papás,
Graças à vossa contribuição na nossa Feira do Livro no Dia da Criança, 1 de Junho, conseguimos enriquecer a nossa Biblioteca com oito livros infantis. Sendo assim, o Lugar dos Príncipes agradece-vos do fundo do coração…

Muito obrigado…
                                         A Equipa Lugar dos Príncipes

_________________________________________________________________
 


Vamos Ajudar....Vamos ensinar os nossos filhos e filhas a serem solidários...Temos 2 meninos que precisam da nossa ajuda
Um pouco mais sobre a história do Martim...

Olá eu sou o Martim, nasci de 35 semanas em Leiria a 13 Novembro de 2008. Assim que nasci fiquei na incubadora, ao 2º dia de vida os médicos já tinham a certeza do meu problema, tenho sindrome nefrótico congénito (tipo Finlandês), é uma doença associada aos rins.

Ao 3º dia fui enviado para HSM em Lisboa, pois Leiria não tem esta especialidade e não conseguiram cuidar de mim, mesmo que o quisessem. Estive seis meses e meio sempre em Hospitais, 2 dias em Leiria, 15 dias em Lisboa, mais 3 semanas em Leiria , novamente para Lisboa e só saí em Maio de 2009. Até esta data, ainda preocupei muita gente, fiz  séspsis, 7 paragens, estive ventilado por diversas vezes, continuava a  respirar mal e estive a oxigénio e a si pape depois de sair do ventilador.

Coloquei o primeiro implantofix ( cateter ) em dezembro 2008, sem sucesso, pois este não funcionou, em janeiro de 2009 retiraram o implantofix e colocaram outro implantofix, não tinha veias e fazia diariamente várias horas de albumina, para além de muitos outros medicamentos e antibióticos. Para comer tinha a sonda nasográstrica, pois eu não consegui alimentar-me pela boca.
Em fins de Fevereiro 2009, nem todos tinham muita esperança que eu vivesse, chegaram mesmo a dizer à minha mãe para não ter esperanças, pois já tinha feito diversas paragens e quando fiz a minha última paragem nesta data, resolveu-se com o acordo da mãe que tinham de tentar mais alguma coisa por mim, então retiraram um dos meus rins, a 19 de Março de 2009 e  foi assim que fiquei um pouco melhor. Saí do hospital a 18 Maio 2009, já tinha ido um dia a casa a 24 de Dezembro 2008, mas pouco tempo

Depois de ter ido para casa, também não fiquei muito tempo, pois ia dia sim, dia não, o dia todo para tratamento em hospital dia em HSA Leiria, fiz alguns internamentos, nem sempre o tratamento era tão eficaz, ou fazia infecções, bronquites, não foram é tão prolongados, 15 dias, algumas vezes 4 semanas, era o tempo que eu ficava.

Já estava à seis meses mais ou menos sem crescer nada, embora nunca tivesse também crescido muito, e em Fevereiro de 2010 iniciei a hormona de crescimento, uma injecção para me ajudar a crescer.

Pouco tempo depois já eu não estava tão bem, pois o tratamento da albumina já não era suficiente, inchava mais, valores das analises sempre piores, cheirava mais mal, até que em Julho 2010 fui novamente ao bloco, ia inciar diálise e era necessário  colocarem o cateter peritonial, mas o cateter não funcionou e fui novamente ao bloco, pois eu tinha mesmo que iniciar a diálise a sério, estive internado de Julho a Agosto de 2010. Comecei a diálise em Agosto, meus pais aprenderam e fui para casa a fazer. Às vezes 12 H, 8 H, 9H e agora 10 H por dia, sempre todos os dias.

Em Outubro do mesmo ano , comecei a ficar sem qualquer vontade de comer, sempre comi pessimamente, mas ia comendo, nesta data em pouco tempo, perco 1,200 Kg, como já era um frangote, teve que ser, comecei a alimentar-me novamente por sonda, meus pais sempre vão tentando pela boca mas não têm tido sucesso. Foi uma luta para em Agosto 2011, por fim colocarem a peg, pois tantos meses de sonda, minha pele, meu nariz e minha respiração já não aguentava mais.

No final do ano 2010 já comecei a inchar mais, mas não tão uniforme, era mais do tronco para cima, em Janeiro de 2011 fiz um trombo na veia cava superior, fiquei muito feio, e associado também faço uma celulite na pele, os líquidos espalharam - se pelos sítios errados andando assim algum tempo.

              Os médicos de HSM pediram opiniões a outros   colegas, pensaram fazer um bypasse, mas logo desistiram o risco de infecção e trombose era muito elevado. Estive praticamente o mês todo de Janeiro em Santa Maria, fiz raio x, um tac, mas não ficaram com certezas de nada, pois os exames não ficaram muito nítidos, fui ao bloco para retirar o implantofix para ver se melhorava, fiquei melhor e fui para casa com  a enoxaparina, injecção da trombose.

Estive apenas o mês de Fevereiro, pois inícios de  Março faço mais um trombo, vou para HSM onde fazem a geo tac e após ter melhorado acharam melhor tentar dilatar fazendo o cateterismo em HSC Carnaxide, onde estive até ao final do mês. Em Maio já estava novamente mais inchado, o cateterismo não resultou para muito tempo, fui andando até não estar tão bem e em Junho fazem novo cateterismo, dilando ainda mais a veia cava.




Os doutores não queriam colocar o stent, por isso tentou-se assim mais uma vez. Até que, em Agosto voltei a ficar muito inchado e  mais cansado na respiração. Em Setembro faço novamente internamento, pois respirava mal e já nem conseguir dormir , nunca fui de dormir bem, sempre mal, mas assim nem a 45 º eu consegui descansar alguma coisa.

No final do mesmo mês colocaram o stent em HSC Carnaxide, correu bem e estamos a Outubro de 2011 e espero que esta parte esteja resolvida. Sei que não será para sempre, terei que dilatar e mesmo trocar algumas vezes o stent ( malha metalica ) pois eu ainda vou crescer e o stent não cresce.

Resumindo: sindrome nefrótico congénito do tipo finlandês , insuficiência renal, sépsis, trombos, paragens, não comer ( como por uma peg ), não ando, não falo e  não cresço muito.
O que pretendo neste momento, é tentar fazer mais alguma coisa para crescer, comer, andar, pois só no fim de eu crescer um pouco mais e ganhar peso, é que pode-se  pensar num transplante. Meus pais, já estão cansados o tempo, meses, anos vão passando e a minha evolução não tem sido um sucesso, pelo contrário tem aparecido sempre mais algumas coisas para não ajudar, eles querem mesmo fazer mais por mim, tem de haver mais alguma coisa que se possa fazer certo ??!!! Tomo energivit, protifar e hormona de crescimento e mesmo assim não tenho crescido muito, em dois anos cresci apenas 3 cm, o que posso fazer mais.?? Tenho terapias: da fala, ocupacional, fisioterapia e musicoterapia há mais de um ano, e não tenho conseguido desenvolver quase nada, pelo menos em relação à alimentação e andamento.
A minha alimentação é muito especial, também tomo muita medicação por dia, para além das injecções e diálise todos os dias.
___________________________________________
Datas das Férias no Lugar dos Príncipes
20 - 31 Agosto de 2012
24/12/2012 -01/01/2013
Prezados Papás e Mamãs,
Este ano não existe a obrigatoriedade de retirarem 2 semanas de férias com os vossos filhos/as, no entanto pede-se o favor de informar a instituição caso estejam a pensar faltar para além destas datas.
 Obrigada pela atenção
LP
___________________________________________
Pai Natal Precisa-se

Caros papás e mamãs, devido à "crise", o Pai Natal este ano disse-nos que não conseguia vir à nossa festa no dia 20 de Dezembro. Por isso, andamos à procura de um papá ou uma mamã que se disponibilize para desempenhar este papel tão importante. Quem o quiser fazer, por favor, fale ou com a Patricia, ou com a Marta ou a Cátia.
Vamos ajudar o Pai Natal a combater a "crise"!
___________________________________________
Caros papás e mamãs
Vimos por este meio convidar-vos para a Festa de Natal que irá decorrer no dia 20 de Dezembro, iniciando às 18h00 e terminando às 20h00, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (entre a Câmara Municipal e a Escola D.Dinis).
Como já é habitual, irá decorrer um lanche partilhado, no qual pedimos a vossa colaboração para trazer um bolo/salgado/bebidas.
Pedimos também a vossa colaboração uma vez que aescola irá encerrar às 17h00.
Muito Obrigada,
Atentamente,
A Equipa do Lugar dos Principes
 ___________________________________________
 Caros papás e mamãs, devido à proximidade da nossa festa de Natal, vemo-nos forçados a fazer uma breve pausa nas publicações semanais do que se passa na nossa escola. Esperamos que entendam que vos queremos dar a melhor festa de Natal de sempre e por isso não temos disponibilidade para fazer tudo! Depois do Natal retomaremos as nossas publicações semanais e com as treacções à nossa festa de Natal. Até lá, vão fazendo sugestões e publicações quer no nosso facebook quer no nosso blog!
Obrigada e até já! :)
 ___________________________________________
Boa tarde papás e mamãs, com o natal à porta, estamos a preparar a nossa Festa de natal aqui no Lugar Dos Principes. Por isso estamos a precisar de algumas roupas para ficarmos parecidos com o desenho em cima. Para quem ainda não sabe, vamos basear a nossa história nestes pertsonagens. Assim sendo ainda nos falta:

Whyatt
- sapatos tam.28
- collants ou leggings verdes
- calças bombazina creme

Pig
- calções (de ganga) e t-shirt/camisola azuis
- Sapatilhas

Princesa
- sapatos/sabrinas/sabrinas de ginástica (brancos ou rosa) tam. 24

Capuchinho
- calções azuis/roxos/vermelhos
- Camisola de manga comprida vermelha

Agradecemos que quem possa colaborar o faça ainda esta semana! O tempo voa e não queremos deixar de fazer a nossa festa! Contamos convosco!

 ___________________________________________
Ajudem, não custa!



_____________________________________________
Troca de Bibes 2


Mãe da Carolina Silva troca:
Bibe Menino 2 anos por Bibe Menina 2 anos
Data: 03/10/2011
_____________________________________________
Aproveite!!!


_____________________________________________

 Existem bibes de rapaz para troca no Lugar dos Príncipes. Para os possíveis interessados, por favor, contactar  a Cátia Antunes.