Já na escola, foi tempo de continuarmos a falar sobre as profissões! A cada família foi entregue um desafio: cada papá e mamã teve de explicar a sua profissão numa folha e colocar uma fotografia sua no seu local de trabalho! A cada criança coube a importante tarefa de explicar e mostrar aos amigos as profissões dos pais! E que bem que eles se saíram!
- “E vocês meninos, o que querem ser quando crescerem?” – perguntei-lhes.
- “Quando crescer quero ser homem!” – respondeu um dos príncipes!
- “E vais ser com toda a certeza! Mas se pudesses escolher uma profissão, qual seria? O que gosrias de fazer?“ – respondi-lhe.
- “ De tocar piano!” – respondeu ele.
- “Muito bem, que linda profissão!
A conversa foi longa e todos disseram o que gostariam de fazer quando crescessem. As respostas foram variadas e a partir delas construímos um boneco em 3D para as representar! Aqui ficam as fotografias destas verdadeiras obras de arte:
Dissemos adeus às actividades lectivas e recebemos com um grande “Olá” as idas à praia! De mochilas às costas, os nossos príncipes e princesas entraram no autocarro sempre com grande alegria! Assim que chegávamos à praia era altura de voltar a aplicar o protector solar e brincar, brincar, brincar!
Cá na escola é agora tempo de mergulhar nas nossas piscinas e aproveitar estes dias de Verão com muita animação!
E agora me despeço com um grande obrigada! Este foi um ano lectivo cheio de aprendizagens, de descobertas e de conquistas!

SER amigo
SER capaz
SER autónomo
SER livre
SER feliz
Aos papás agradeço a disponibilidade, a amizade, o empenho e a cooperação. Todo o envolvimento familiar, tanto na resposta às necessidades que foram surgindo diariamente, como na participação nos vários desafios lançados durante todo o ano lectivo, constituiu-se como um factor fundamental para o sucesso educativo. Foi desta estreita relação que estimulámos na criança o gosto em aprender, em participar, em partilhar!
Muito obrigada,
Ana Marta Sousa
Boas férias!
Olá a todos!
Os nossos príncipes e princesas iniciaram este mês com um grande mergulho no universo dos números! Fizemos jogos bem divertidos e com diferentes objectivos: realizar contagens, reconhecer o número escrito e associar o número escrito ao número de objectos!
Uma das histórias que encantou as nossas crianças foi “A pequena coruja branca”! É uma história que retracta o valor da amizade entre corujas todas diferentes e todas iguais! E como gostaram tanto, surgiu a ideia de cada criança criar a sua coruja preferida, utilizando a técnica da digitinta (para o corpo) e a picotagem (para os olhos). Eis o resultado final:
- “ Vamos à horta! Sabem o que vamos fazer?”
- “Não Marta…”
- “Vamos ajudar a apanhar as batatas que já estão crescidas!”
- “Boaaaaa!!”
- “Aproveitamos e vamos ver os animais que cá vivem: as fracas, os gansos, as galinhas, os galos e os porquinhos!”
Foi com grande entusiasmo e muita curiosidade que os nossos príncipes e princesas mexeram na terra, aprenderam de onde vêm as batatas, encontraram minhocas e visitaram os animais que aqui habitam! É sempre tão bom este contacto com a Natureza!
Com a nossa ida à horta surgiram novos conteúdos a explorar: as profissões!
Com o desafio proposto a todos os pais para o Dia Mundial da Criança – a criação de um fantoche e do seu documento de identificação para oferecerem ao seu filhote- surgiu a exploração de outra profissão importante: o escritor!
Utilizando os seus novos fantoches, cada criança criou uma história onde a imaginação não teve limites! O papel do adulto resumiu-se a registar a história e a questionar a criança quando necessário. Aqui ficam as diversas obras de arte literárias!
A Maria Papoila
Ela tinha poucos amigos mas foi passear ao jardim e eles bateram à Papoila e ela também! Ela foi-se embora triste para o autocarro e foi para casa que era muito longe. Quando a Papoila chegou a casa foi contar à mãe e a mãe disse para ela ir para a mesa e ela não quis e foi para o quarto. O papá dela não estava em casa para falar com ela porque tinha ido de avião para Espanha. A Maria Papoila não tinha dinheiro e foi ao porquinho mealheiro buscar, para ir ter com o pai de avião.
Quando chegou ao pé do pai contou-lhe que os amigos bateram e o papá deu-lhe um miminho e disse para ela fazer um desenho. Ela ficou muito feliz e, a seguir, foram passear ao jardim!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: C.J.
A Princesa Bela
Quando acordou, a Bela foi ter com o Monstro à sala para ver se ele já estava amigo dela e já estava. Depois, foram os dois passear ao jardim e regar as flores cor-de-rosa. Depois, foram de carro ao shopping comprar pratos e copos vermelhos muito bonitos. A seguir, foram para casa lanchar pão com fiambre e queijo e iogurte de banana. A Bela ficou muito feliz com o dia dela!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: B.R.
O Leão Laranja
Ele foi à praia com a mamã e o papá porque não gostava de ir sozinho. Depois, foram comprar o almoço à praça e compraram arroz, carne, tomate, pepino, alface, batatas e sumo preto e foram fazer um piquenique no pinhal! Primeiro, comeram numa mesa grande preta e tinha bancos e, depois, o Laranja foi jogar à bola com o papá e a mamã ficou a ver. O papá é que ganhou a jogar à bola e o Laranja ficou triste e foi ter com a mãe e ela deu muitos beijinhos e ele adormeceu no colinho. O papá arrumou tudo no carro e foram outra vez para a praia e compraram uns chinelos e um chapéu para o Laranja por causa do sol.
Depois, foram para casa e todos tomaram banho e, o Laranjinha foi para o sofá ver o Panda, e estava a dar o Ruca no banho. A seguir, a mamã contou ao Laranja a história do Ruca vai comer. E, depois, o Laranja foi dormir porque estava muito cansado e, no outro dia, tinha escolinha com a Marta.”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: T.J.D.
A Princesa Íris
A princesa Íris gostava de andar de bicicleta com os amigos- o Bernardo, a Carolina e a Daniela- e, foram de bicicleta até ao shopping comprar brinquedos no Continente. A seguir, foram lanchar ao McDonald’s e depois foram à Fnac jogar no computador. Foram embora do shopping de Leiria e foram até ao shopping da Batalha. Chegaram lá muito cansados e deitaram-se na relva a beber água.O shopping da Batalha tem parques e eles foram andar de escorrega e de baloiço. A seguir, foram para casa contar tudo aos papás e eles ficaram contentes porque o passeio correu muito bem!
Depois de contar aos papás, a princesa foi brincar com eles às cambalhotas e saltaram à corda e depois foram tomar banho com o barquinho dela. Depois, foi jantar cenoura aos bocadinhos e a sopa toda. Depois, foi lavar os dentes e foi para a cama e a mamã foi contar-lhe uma história dos animais que ela gostava muito e dormiu muito bem!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: D.G.
A Clara Raia Estrelinha
“Era uma vez uma raia muito linda que vivia numa praia que tinha uma piscina. A raia não gostava de comer porque comeu feijões e não queria. Ela tinha os olhinhos pequenos e os lábios vermelhos e os cabelos amarelos lindos.
A raia gostava muito de pintar mas não queria pintar na praia queria só pintar em casa, porque em casa tinha uma mesa grande. Ela queria pintar o corpo dela porque não queria ser cinzenta, queria ter o corpo às bolinhas mas, a avó dela que já cresceu, não deixava. E, depois, a mãe teve que dar a ela uma pica e, depois, ficou muito contente.
Foi com a mamã e com a avó à praia para ir tomar banho mas a raia não gostava, só gostava de tomar banho na piscina. No fim do banho, ficou toda cheirosinha e foi outra vez para casa porque já estava de noite. Ela comeu e, depois, foi para a cama dormir!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: De. F.
O Palhaço Kico
Um dia, foram todos andar no carrossel das motas e gostaram muito! Depois, saíram, tiraram o cinto e foram embora para casa. Eles viviam na casa do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau e eram eles que faziam a comida para todos os amigos.
Quando chegaram a casa, o Kico caiu e bateu com a cabeça na parede e partiu a cabeça! Os amigos foram ajudá-lo e ele ficou bom!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: M.G.
O Paco Cenoura
“Era uma vez um boneco chamado Paco Cenoura. Era grande, com os olhos azuis, um nariz vermelho, uma boca grande e os cabelos laranja!
Um dia, o Paco Cenoura foi para casa do Bernardo para brincar com o tambor e comer cenouras! Mas o Bernardo não queria comer cenouras por isso, o Paco fez sopa de cenoura muito boa. O Bernardo provou e gostou muito e comeu tudo! Depois, foram jogar à bola para a rua e apareceu uma galinha muito grande que estava a pôr um ovo num ninho. Depois, a galinha foi-se embora e deu o ovo ao Paco para ele dar ao papá do Bernardo. O papá do Bernardo, o Paulo Renato, primeiro partiu o ovo, depois pôs no prato, foi buscar o arroz e misturou com o ovo. Hum é bom!- disse o papá.
A galinha foi ter com as outras galinhas e com os galos e foram à praia brincar com a água e não tiveram medo! O Paco Cenoura e o Bernardo ficaram em casa a brincar e, depois, foram dormir na mesma cama!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: B.C.
A Fada Lalita
Depois do jantar, ela foi brincar para o chão da sala com os carrinhos e com as princesas e assustou-se com um barulho! Era um senhor mau que estava a fazer barulho na rua, fazia barulho com os pés e era assustador! Também havia um monstro que fazia barulho com um carro grande de brincar. Era o carro da Fada Lalita! Ela foi à janela e viu que era o carro dela e saiu pela porta, desceu as escadas e foi roubar o carro ao Sr. Monstro. Ela levou o carro para casa dela e foi ter com a mamã para ela lhe lavar as mãos porque era pequenina e não chegava ao sabonete nem ao lavatório.
Depois, eram horas de dormir e a Fada Lalita tomou um comprimido para a tosse, fez a máscara e a mãe mediu a febre com o termómetro. Ela estava com febre, tinha 32,3º! A mamã deu-lhe xarope e ela foi dormir para a cama dos pais. O papá Flamenço dormiu agarradinho à Fada Lalita e depois ela ficou boa!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: M.I.F.
A Anita Bonita
“Era uma vez uma princesa chamada Anita Bonita que vivia na casa da menina Mariana. Um dia, a mamã da Mariana fez a comida à princesa e ela gostou muito: sopa de tomate-cereja e arroz com carne!
Um dia, a mamã foi ao shopping comer batatas fritas e a princesa ficou em casa a dormir com os gatinhos e com a cadela Zara na sua caminha. Depois, a princesa acordou, abriu a porta e viu o carro da mamã da Mariana. Foi à cozinha e encontrou a mamã a arrumar as compras e ajudou-a. A mamã tinha comprado um ratinho para dar à sua princesa! Ela ficou muito contente e brincou muito com ele porque tinha rodinhas!
À noite, a princesa foi dormir com o seu ratinho e deu-lhe o nome de João!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: M.F.F.
O cavalo Rubi
“Era uma vez um cavalo chamado Rubi que tinha dois anos e era amarelo. Ele vivia nas ervas e tinha um amigo chamado Bastinha que era um cavalo branco.
Um dia, o Rubi bateu com a cabeça na porta muito alta e caiu no chão e fez um dói-dói no joelho. O Dinis, um menino amigo do Rubi, tratou dele e deu-lhe um remédio e ele ficou bom! No outro dia, o Dinis foi passear com o Rubi e com o Bastinha e deram muitos saltos e as pedras saltaram!
O Rubi e o Bastinha gostavam muito de comer ervas e cenouras. O Dinis gostava muito de ir às ervas buscar cenouras para dar aos amigos cavalos e eles ficavam muito felizes!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: Di. F.
O caracol Pipo
A mamã, que se chamava Milene, ficou muito feliz e fez-lhe uma casa. A casa era cor-de-laranja, era grande, tinha três portas e quatro janelas. O caracol Pipo gostava muito de dormir na casa, de fazer comida e de brincar com o Tiago e com a Maria! Eles gostavam muito de brincar às escondidas e à bola!
Um dia, o Pipo estava a passear e encontrou a Maria e ela estava triste porque caiu no chão e aleijou-se na parede da casa do amigo. O Pipo ajudou a Maria e ele ficou muito contente!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: T.A.R.
O leão Pantufa
O Pantufa gostava de brincar na tenda às corridas de carros a ver quem ganha e o peixinho brincava com ele! Ganhavam os dois mas, às vezes, ficavam tristes porque caíam no chão e magoavam-se. Brincavam no lago e, um dia, um crocodilo apareceu e mordeu a pata do Pantufa e o peixinho Leão. A seguir, veio o Lobo Mau e comeu o crocodilo e o Leão e o Pantufa fugiram para a sua tenda. Estava escuro, acenderam a lanterna e viram o Lobo Mau dentro da tenda e fugiram para a tenda azul (que era do crocodilo) e o Lobo Mau foi atrás deles e um crocodilo bonzinho salvou-os e comeu o lobo!
Depois, o crocodilo bonzinho, que se chamava Raposa, fez uma festa com o Pantufa, com o Leão e com a ovelha Maluca e ficaram felizes!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: L.M.
O Malacas
O papá do Malacas chama-se Zé e gosta muito de brincar com ele às bolas e às escondidas com a mana Andreia. O Malacas não é amigo da mana Andreia porque morde-a, puxa-lhe os cabelos e a Andreia chora muito.
O Malacas foi de férias para casa da avó Judite e a mana não foi porque tinha de ir para a escola dos grandes. O Malacas gosta de estar com a avó porque ela faz comida boa e brinca muito com ele e de noite deixa-o dormir na cama dela!
Quando faz sol vão à praia lá longe dar mergulhos no mar e apanhar conchinhas e, depois, a avó Judite põe no balde e traz no carro para casa dela. Quando saem da praia vão sempre comer um gelado de morango! O Malacas gosta muito do Verão porque não chove e não tem de vestir casaco e botas!”
Vitória, vitória, acabou-se a história!
História contada por: M.F.
O Lugar dos Príncipes encheu-se de animação dinamizando diversas actividades para miúdos e graúdos! Uma feira do livro, uma exposição de espectaculares fantoches…

Muito obrigada a todos pela vossa participação e dedicação neste dia tão especial!
(Por favor ver a história criada por todos os papás e mamãs na página O Cantinho das Histórias)
Olá a todos! O nosso projecto “Papás contadores de histórias” está a crescer! Muitos papás têm vindo encantar-nos com as suas histórias tornando este momento mágico e único na vida dos seus filhotes!


Os papás do B. trouxeram-nos uma história muito divertida e “espacial” chamada “Um, dois, três… cama!” O protagonista foi o B. e, no fim, ainda houve tempo para uma pequena dramatização onde foram utilizados diversos adereços: uma super nave espacial (onde o B. se deslocava), bonecos (os habitantes dos diversos planetas), almofadas (a cama do protagonista), uma capa de super-herói, etc. Para finalizar, todas as crianças tiveram a oportunidade de “voar” pela sala abordo desta nave especial!

A mamã do T.J. contou-nos uma história sobre uma tartaruga envergonhada: “A Dóris é mesmo muito tímida!” Depois de ouvirem esta história engraçada, os príncipes e as princesas presentearam esta mãe com grandes beijinhos!

Muito obrigada papás!
Acrescentaram na vida dos vossos filhotes um momento de grande felicidade!
O convite mantém-se até ao fim do ano lectivo!
O Dia do Pai foi um dos dias festivos que comemorámos com muita dedicação! A história “O meu pai”, retratou muitos papás! Para oferecer ao seu pai neste dia tão especial cada criança fez um porta canetas!
“O meu livro de canções” é um projecto iniciado recentemente feito pelas crianças e para as crianças e seus pais. Pintaram a seu gosto a capa deste livro que rumou a casa de cada um levando as suas canções preferidas! Semanalmente, após uma reunião em grande grupo, decidimos qual(quais) a(s) letra(s) da(s) canção(canções) que pretendem partilhar com a sua família!
- “Meninos, a Primavera chegou!”
- “Ó Marta, o que é a Primavera?
- “A Primavera é a estação do ano em que as flores espreitam nos ramos das árvores. Os campos enchem-se de flores campestres, dando um colorido lindíssimo. É a estação que tem temperaturas amenas, por vezes faz muito sol, outras vezes chove e aparece o arco-íris! É a estação que nos faz sorrir, faz -nos sentir o calor agradável no corpo; é luz, é vida!”
As perguntas continuaram e as respostas também! As histórias contadas sobre este tema foram várias (por exemplo: “Vem aí a Prima Vera”, “O livro das 4 estações”), e as experiências também! Com a ajuda de um candeeiro e de um aquário com água e com a sala escurecida, conseguimos fazer vários arco-íris! Uns no tecto da nossa sala e outros mais próximos reflectidos numa folha de papel! Foi uma experiência marcante e posteriormente reproduzida através de diferentes e magníficos desenhos!
Outra recente experiência vivenciada pelos nossos príncipes e princesas foi semear girassóis! Foi com grande entusiasmo que fomos à horta buscar terra para encher os nossos “vasos” (reutilizámos copos de iogurte nos quais fizemos furos :)! Passo a passo todos colocaram uma primeira parte de terra, depois colocaram 4 ou 5 sementes de girassol, cobriram-nas com outra parte de terra e, por fim, regaram com o regador! O resultado está à vista! De dia para dia, é delicioso ver o brilho dos seus olhinhos quando orgulhosamente regam os girassóis que semearam e constatam que estão cada vez mais crescidos!
Ainda sobre este tema mas respeitando diferentes áreas de conteúdo, participaram num pequeno jogo dramático denominado “A semente e a flor”. Em roda, cada criança posicionou-se sobre a sua almofada, fechou os olhos e fez de conta que era uma pequena semente. Seguindo o que a educadora ia dizendo, as crianças participaram neste jogo com muito entusiasmo, onde a pequena semente foi crescendo até ser uma grande flor!
E ainda sobre a Primavera cada criança criou uma linda flor! Desta vez, a principal área trabalhada foi a expressão motora fina. Cortar pedaços de papel com uma tesoura foi um desafio que esteve à altura de todos os seus participantes. Uns com mais auxílio, outros completamente sozinhos (dependendo da idade) conseguiram manusear a tesoura. Depois, seguiu-se a colagem desses pedaços de papel dentro da flor previamente desenhada numa folha. Com esta actividade foi exercitada a coordenação óculo-manual e óculo-espacial das crianças. E o resultado está aqui!



“Meninos, têm medo de alguma coisa?” - Quando esta pergunta surgiu a resposta foi unânime: “Não! Não temos medo de nada!” “Eu tenho medo do escuro… disse uma voz baixinha…” E de seguida, muitos medos foram surgindo! Após esta conversa, a sala escureceu, o candeeiro iluminou-se e a história começou!
“Vai-te embora ó medo!” é uma história que fala dos medos comuns nestas idades e da forma como devemos ser corajosos e mandá-los embora! Depois de ouvirem atentamente a história, fizemos jogos de sombras bem divertidos!
E por falar em medo, a nossa visita aos dinossauros provou que temos meninos muito corajosos na nossa sala! Quando chegámos ao cinema 5D o mais assustador, para algumas crianças, não foram os dinossauros mas as cadeiras que se mexiam como carrosséis!

Sabiam que os beijinhos têm cores? Pois é, partindo da história “Mamã, de que cor são os beijos?” os nossos príncipes e princesas atribuíram uma cor aos vossos beijinhos! Vejam qual a cor dos vossos e o seu significado na exposição que se encontra à entrada da nossa sala!
Até breve!
Aqui fica a história que inspirou as máscaras dos nossos meninos e meninas...
_______________________________________________________________
Esta foi a canção que aprendemos na nossa sala para festejar esta quadra tão divertida que é o Carnaval! Este ano, os príncipes e as princesas de cada sala escolheram uma história preferida para se fantasiarem de acordo com os seus personagens! Na nossa sala, a história escolhida foi “A Bruxa Mimi”, pelo que as meninas se vestiram de “Bruxa Mimi” e os meninos de “Gato Rogério” (o fiel gato desta simpática bruxinha!) Os fatos e adereços foram feitos na escola e com eles brincaram a rigor!
Querem ver como ficaram lindos? Aqui fica um registo destes momentos de diversão e a história que inspirou o nosso carnaval,

Ao longo destes dias ainda houve tempo para darmos continuidade à nossa viagem pelo mundo dos sons! Com a ajuda de todas as crianças, foi pintado um grande pedaço de tecido ao qual foram cosidos bolsos de forma a arrumar todos os instrumentos musicais da sala! Assim, criámos uma nova área, mais acessível, que será explorada nos momentos de brincadeira livre!
A exploração dos sons provenientes de diferentes instrumentos musicais tem proporcionado grandes momentos de partilha. Várias crianças têm trazido os seus próprios instrumentos musicais a fim de emprestá-los aos amigos!
Agradecemos também as duas visitas muito especiais à nossa sala! Os papás da M. I. vieram contar-nos uma história do Gombby que falava de grandes bolas de sabão! E eis que elas apareceram de verdade, e todos poderam experimentar!

Muito obrigada a todos por estes momentos inesquecíveis!
Ficamos à espera de mais visitas! Até breve!
Olá papás!

Iniciámos 2012 com um aniversário muito especial! No dia de reis (6 de Janeiro), cantámos os parabéns à nossa escola com um bolo delicioso e com coroas a rigor!
Por outro lado, tivemos de dizer adeus às nossas queridas educadoras estagiárias, a Joana e a Inês, que connosco partilharam momentos inesquecíveis e que tantas saudades deixaram!
Ao longo deste mês iniciámos uma fantástica viagem pelo mundo dos sons! Deste modo, pretendemos conhecer os mais diversos instrumentos musicais e os sons que produzem!
Também a mamã e o avô de um amigo da sala da coroa amarela proporcionaram-nos um concerto muito especial onde a flauta transversal, a viola, o bandolim e a harmónica foram os protagonistas! Todas as crianças puderam tocar nos botões da flauta procurando satisfazer a sua curiosidade!
Mamã e avô, muito obrigada pela dedicação! :)

Também “O sorriso do boneco de neve” foi uma história ouvida com muita atenção!
Depois, seguiu-se um momento de exploração onde a motricidade fina e a criatividade de cada criança fizeram surgir autênticas obras de arte!
Que artistas talentosos!
É também com grande talento que diariamente uma das crianças desempenha o importante papel de rei ou raínha da sala! Pretende-se que, progressivamente, cada uma auxilie e se responsabilize por diversas tarefas que fazem parte da rotina: distribuir os cartões com que marcam as presenças; fazer o combóio para sair da sala; ajudar a arrumar os brinquedos incentivando os amigos; etc. Até agora, todos os reis e raínhas têm desempenhado o seu papel com perfeição e dedicação! Para que todas as crianças tenham a oportunidade de serem reis ou rainhas relembramos a importância de chegar à escola até às 9h30m, altura em que cantamos o nosso “Olá” e em que esta importante função se inicia!
Papás, a porta da nossa sala encontra-se sempre aberta para vos receber! Gostaríamos de contar com a vossa presença para nos encantarem com uma história, um jogo, um instrumento musical ou com outras ideias que considerem pertinentes! Os vossos filhotes adoraríam!
Esperamos pela vossa visita!
_______________________________________________________________
“Olá chegámos outra vez
P’ra cantar na idade dos porquês!
Quem veio? Não sei, vamos olhar…
E o nome dos meninos entoar!
Olá à(ao) _____ (nomes de todas as crianças presentes)
Olá chegámos outra vez
P’ra cantar na idade dos porquês!
E agora sentados no lugar,
Está na hora, podemos começar!
Iam pararam pam pam…!
(…)”
Papás, como já devem ter ouvido lá por casa, é com esta canção que damos início ao nosso dia na sala da coroa azul. Esta é apenas a primeira etapa da nossa rotina diária.
As rotinas exercem um importante papel ao nível da segurança e do conforto na vida da criança. Por outro lado, também desempenha um papel facilitador na captação do tempo e processos temporais. A criança aprende a existência de fases, do nome dessas fases e do encadeamento sequencial. A rotina diária oferece à criança uma estrutura de acontecimentos do dia. Esta, deve ser consistente, permitindo que antecipe os acontecimentos que se vão seguir. A rotina apoia a iniciativa da criança e promove a sua autonomia.

Mexemos tudo muito bem e… moldámos muitos bolinhos que ficaram uma delícia!
O que acharam papás? Gostaram?
Ao longo destes dias também ouvimos a história da “Quadradinha” contada com fantoches pela estagiária Inês. Depois, foi a vez das crianças brincarem com os fantoches livremente, mergulhando em novas histórias com estes protagonistas (a “ D. Quadradinha”, o “ Sr. Círculo”, o “Sr. Rectângulo” e o “Sr. Quadrado”)!

Porquê esta história? Entre os dois e os quatro anos é comum a criança manifestar medo do escuro, que é o equivalente ao medo de estar sozinha. Por este motivo a partir do segundo ano pode começar a ter dificuldade quando vai para a cama tendo por vezes medo em adormecer.
Enfrentar o medo do escuro é mais fácil quando se tem companhia e, por esse motivo, no fim de ouvirmos esta história fizemos como o seu protagonista, o menino João, que com a ajuda da mãe pintou um boneco chamado “Pequeno Escuro” que dorme com ele ajudando-o a ultrapassar o medo do escuro!
___________________________________________________________
Ao longo desta semana, a sala da coroa azul foi invadida por diferentes formas geométricas: o quadrado, o círculo e o triângulo. Enquanto alguns príncipes e princesas aprendem a reconhecê-las, outros relembram os seus nomes. Através de diversos jogos, histórias e brincadeiras as crianças vão adquirindo as diferentes noções de forma.
Neste âmbito, fizemos o jogo “Encontra o quadrado, o círculo e o triângulo” e também uma composição utilizando cartões (com estas formas de vários tamanhos) através da qual surgiram fantásticas casinhas!

Também foram contadas duas histórias relacionadas com este tema: “Elmer” (o elefante aos quadrados) e “Um livro” (uma história com círculos e muita magia)!


Contamos com todos os papás para enriquecerem os nossos dias com histórias e/ou jogos que queiram partilhar na nossa sala!
Muito obrigada!
_______________________________________________________________
Primeiro, acabaram as árvores do Outono, que ficaram muito giras!
Depois ouviram a história «A festa de anos da Miffy» e fizeram um bolo de aniversário com as fotografias dos meninos. O bolo deles tem muitas cores que correspondem aos meses do ano.
Cada menino pintou uma parte do bolo com uma cor à sua escolha.
Ouviram, também, a história do «Cuquedo», a história do «Vítor na praia» e ainda a história do «Álbum de fotografias da Minnie» que a Daniela, o Tiago e a Beatriz trouxeram de casa.
Também a lagarta Alberta, que é um fantoche muito giro desta sala, contou uma história sobre a sua festa de anos. Foi muito divertido e os meninos gostaram da história!
Texto realizado por: Laura Carreira, Guilherme Faria, Gonçalo Faria e Andreia Fernandes.
_______________________________________________________________ Esta semana a sala da coroa azul continuou a trabalhar o tema iniciado na semana anterior: “O Outono”. Através da pintura com esponja, da carimbagem dos dedos, mão e braço e da colagem de folhas naturais que os príncipes e princesas foram apanhar à rua, foram feitas magníficas árvores de Outono! A carimbagem originou muitas cócegas e (sor)risos! Para a semana publicamos a fotografia do resultado final!
Esta semana demos início às actividades extra-curriculares na nossa sala: a natação (à segunda-feira) e o Gymboree (à quinta-feira)! Ambas correram muito bem! No Gymboree, actividade em que todo o grupo participa, todos se empenharam com entusiasmo nos desafios propostos! O tema trabalhado foi os insectos (em especial as aranhas, lagartas e borboletas)! Interpretámos imagens, cantámos, saltámos, rastejámos, equilibrámo-nos, trepámos, aventurámo-nos, …! E no fim da aula, eis quem apareceu: o Gymbo! Que saudades tivemos no nosso amigo!
Também nos divertimos muito a participar na actividade desenvolvida pela estagiária Neuza! Com farinha, água, sal e corantes alimentares fizemos uma massa colorida e com ela moldámos tudo o que a nossa imaginação permitiu! :)
________________________________________________________________
Na sala da coroa azul a semana começa com uma grande conversa sobre o fim-de-semana. Ficámos a saber que todos os príncipes e princesas foram passear com os papás. Uns foram ao circo, outros foram passear ao parque e à praia! É óptimo partilharmos o que fizemos!


Para a semana as aprendizagens e desafios continuam!
Bom fim-de-semana!